DATATHON – DESAFIO DE DADOS SOBRE A SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Contexto

O Datathon – Desafio de Dados sobre Saúde Pública no Brasil foi a primeira competição envolvendo a análise de dados abertos sobre o tema. Seu principal objetivo foi estimular que desenvolvedores e profissionais de análise de dados produzissem análises com infográficos, insights e outras narrativas, utilizando as informações sobre saúde disponibilizadas pelo governo e outras instituições.

Na primeira edição, foram abertas 500 vagas para participantes de todo mundo que poderiam competir individualmente ou em equipes de até 3 pessoas. Os dados para a competição puderam ser consultados no Ministério da Saúde, SICONV, IBGE, ANVISA, Ipea, Dieese, Portal da Transparência, entre outros.

Após a coleta de um briefing detalhado, demos início ao mapeamento dos veículos de comunicação de interesse e montamos um mailing estratégico de jornalistas com os quais precisávamos nos relacionar. Com a pauta aprovada e enviada, o trabalho passou a ser realizado por meio do follow-up e argumentos em defesa da divulgação do assunto para conquistar espaços de relevância.

Nas redes sociais, investimos no planejamento e produção de posts e eventos que gerassem engajamento orgânico, mapeamos a audiência de interesse e também gerenciamos investimentos no Facebook Ads. Também fizemos uma transmissão ao vivo, monitoramos as interações e trabalhamos com a prevenção de crises.

Resultados

  • 96 inserções na imprensa
  • 75 veículos em todo o país
  • 604,5 milhões de visualizações (alcance potencial)
  • 2 coberturas fotográficas
  • 1 transmissão ao vivo
  • 59 posts no Facebook
  • 11 vídeos para o Facebook
  • R$ 762 mil em centrimetragem
  • 15 releases e textos para site

O que fizemos

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