Elisabete Finger ministra oficina no Centro de Dança do DF Felipe Morozine

Elisabete Finger ministra oficina no Centro de Dança do DF

Publicado em 26 de novembro de 2018

A coreógrafa e performer Elisabete Finger vem de São Paulo para realizar a oficina “Práticas de encantamento da matéria” no Centro de Dança do Distrito Federal, gerido pela Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal. A atividade reúne um repertório de exercícios, ações e experiências coletados pela artista ao longo de anos, em diversas partes do mundo, e inclui também alguns princípios coreográficos e estratégias de ação. Os encontros serão de 3 a 6 de dezembro (segunda a quinta-feira), das 14h às 18h. São oferecidas 20 vagas gratuitas para interessados em artes do corpo, maiores de 18 anos, que devem se inscrever no site www.centrodedancadf.com.br, até 30 de novembro ou encerramento da disponibilidade.

A oficina compila estudos práticos e teóricos em torno do que Elisabete tem chamado de corpo-matéria: um corpo que é a sua própria materialidade, com suas propriedades, e que encontra sua presença no mundo através do encontro com outras matérias. Um corpo sem cabeça, nos termos do escritor Georges Bataille, que se relaciona com tudo que está em volta através da proximidade, do toque, de atravessamentos.

Cada encontro se dividirá em duas partes: a primeira, de prática corporal e preparação física, com rituais de ativação do corpo-matéria, envolvendo movimento, respiração, concentração, pequenas meditações e breves células coreográficas; e a segunda, de experiências voltadas para a pesquisa de estados corporais gerados a partir do corpo-matéria, relações possíveis entre corpo e outras matérias, experimentos e estratégias de criação e composição de situações coreográficas. Pede-se aos participantes que compareçam com roupas confortáveis e, se possível, levem um colchonete de yoga ou algo semelhante.

Elisabete Finger – Coreógrafa e performer do Paraná, atualmente em São Paulo, foi artista residente na Casa Hoffmann (Curitiba), fez parte da Formação Essais no Centre National de Danse Contemporaine d’Angers (França) e do Programa SODA – Solo/Dance/Authorship. É mestre em Dança pela HZT/UdK (Berlim – Alemanha). Foi cofundadora e integrante do Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial. Tem apresentado seu trabalho em diferentes contextos (dança, performance, artes visuais), com apoio de instituições brasileiras e internacionais como: Itaú Cultural, Festival Panorama, Funarte, Instituto Goethe, PACT Zollverein, Fabrik Potsdam, Uferstudios, Weld, entre outras. Como coreógrafa, vem desenvolvendo trabalhos que perseguem uma “lógica de sensações” e se ocupam de um “erotismo da matéria”: um corpo-matéria que se funde, colide, atravessa outras matérias. Suas peças mais recentes são “Montagem”, “Nhaka” e “Monstra”, uma coreografia-colagem em parceria com a artista visual Manuela Eichner, além de “Domínio Público”, com Maikon K, Renata Carvalho e Wagner Schwartz.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Secretaria de Cultura
(61) 3325-1068 | (61) 3325-6220
[email protected] | [email protected]

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Conexões Criativas no Centro de Dança do DF
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa
Kadydja Albuquerque | (61) 98277-8382 | [email protected]
www.centrodedancadf.com.br
www.facebook.com/centrodedancadf
www.instagram.com/centrodedancadf

Relacionadas