Deputado por um dia: estudantes do Ensino Fundamental apresentam projetos de lei na CLDF

Deputado por um dia: estudantes do Ensino Fundamental apresentam projetos de lei na CLDF

Publicado em 14 de novembro de 2018

Atuar como deputado distrital na apreciação de projetos de lei. Essa é a experiência que os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista João Paulo II vão vivenciar – por um dia – na próxima terça-feira (13) durante a simulação de uma sessão no plenário da Câmara Legislativa do DF.

Na oportunidade, as turmas vão apresentar, apreciar e votar 20 Projetos de Lei. Os temas foram elaborados a partir de assuntos do interesse dos estudantes e desenvolvidos em grupos ao longo do ano letivo. As propostas englobam desde a lei nacional de adoção de crianças ao uso de energia solar como matriz energética.

A iniciativa é parte do projeto pedagógico “Mostra do Conhecimento”, que estimula os estudantes a coletar dados e informações, além de refletir, discutir e escolher um tema relevante para transformá-lo em um projeto que vai ganhar forma, número e conteúdo. Professores, estudantes e familiares terão a oportunidade de assistir a sessão plenária.

“A educação marista assume papel fundamental por meio de uma metodologia que envolve questões políticas, sociais e ambientais como alternativas para enfrentar os desafios impostos pela sociedade e, ao mesmo tempo, fortalecer o protagonismo do cidadão. Por isso, queremos mostrar que o estudante tem vez nesse processo e que, enquanto jovem cidadão, pode atuar contribuindo com ideias para transformar o país em que ele vive”, afirma a coordenadora dos Anos Finais do Colégio Marista João Paulo II, Débora Camargo.

O projeto contemplou, ainda, uma saída a campo, em que os estudantes aprofundaram conhecimentos acerca das funções da Câmara e do Poder Legislativo, atores indispensáveis para o exercício da cidadania e consolidação da democracia.

A ação acontece em parceria com a CLDF, que coordena o Programa Conhecendo o Parlamento, de responsabilidade da Escola do Legislativo – Elegis. O Programa recepciona estudantes dos ensinos médio e superior (Projeto Jovem Cidadão) e também do Ensino Fundamental (Projeto Cidadão do Futuro), de escolas das redes pública e particular do Distrito Federal, com objetivo de facilitar o processo de aprendizagem e dinâmica da Câmara Legislativa e sobre as questões e valores próprios do Poder Legislativo.

Serviço: Mostra do Conhecimento Colégio Marista João Paulo II
Dia: terça-feira 13/11/18
Horário: 8h45 às 12h
Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

SOBRE O COLÉGIO MARISTA JOÃO PAULO II

O Colégio Marista João Paulo II integra o Instituto Marista, hoje presente em mais de 82 países e com 200 anos de atuação mundial. Está instalado na Asa Norte, em Brasília, numa área privilegiada, com mais de 15 mil metros quadrados. Com uma reconhecida trajetória na educação, construída desde 1997, e atualizada permanentemente, a escola oferece infraestrutura completa e adequada a cada nível de ensino. Atualmente, conta uma equipe com cerca de 300 educadores e atende 1700 alunos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Deborah de Salles
(61) 9 9109-6091
[email protected]

Relacionadas