Dia da Mulher: ação do Conversa e do Manifesto Coworking

- Em - Comunicação, Digital

Comemoramos o Dia da Mulher (8 de março) distribuindo chocolates bem diferentes. Em vez de parabenizar as mulheres pela data, como ainda se vê muito por aí, usamos o clichê para sair do óbvio.

Formada majoritariamente por mulheres, a nossa equipe, em parceria com o Manifesto Coworking, criou a campanha #OChocolatequeQueremos e desenvolveu embalagens que trataram de pautas feministas recorrentes. Não é Não, Me Deixa Falar, Me Respeita e Me Pague Bem foram os temas escolhidos. O mote associou a propriedade energética do chocolate à luta feminista: “mais energia para lutar contra o machismo”. Em cada embalagem, dados associados aos temas foram divulgados como forma de sensibilização. 

View this post on Instagram

Chocolate no Dia Internacional da Mulher? Sério isso? Sim! Por que não usar o clichê para distribuir #oChocolateQueQueremos? – Usemos os dados assustadores como incentivo para lutar por mais voz, espaço e respeito. A mudança estrutural só acontece quando todo mundo se envolve. O tempo urge. – Neste dia, e em todos outros, que não esqueçamos das nossas lutas e do nosso dever de construir histórias que empoderem a nós e a outras mulheres. – Que estendamos a mão para outra mulher e não a larguemos. Que nos vejamos no espelho com mais amor e menos eco da voz alheia. Que digamos “não” mesmo quando o medo falar mais alto. Que tenhamos coragem de expor o assédio, a misoginia, o sexismo e todos os outros males com os quais convivemos. – Que não esqueçamos das mulheres que lutaram por nossos direitos no passado e que lutemos para que nossas meninas possam viver em um mundo menos machista. – Que sejamos resistência sendo quem somos: onde, quando e como quisermos. – Obrigada ao @manifestocoworking por contar mais essa história conosco! – #DiaInternacionaldaMulher #8M #DiadaMulher #WomensDay (a legenda deste post foi construída pelas mulheres do Conversa e do Manifesto Coworking). . . Campanha #oChocolateQueQueremos Realização: Conversa – Estratégias de Comunicação Integrada e Manifesto Coworking Coordenação: Kadydja Albuquerque (@kadydja) Criação e produção: Gabriela Brito (@gabritts), Nathália Barros (@nathaliainthesky), Layla Christina (@laylacristina1), Iza Barros (@izadorabarros), Grazi Alves (@sou.grazi), José Henrique Matias (@josehenrique) e Tom Pinheiro (@tom.pinhr) Revisão: Anna Guedes (@annarraissa) Colagem: Nara Viana (@eunaosoudesignergrafico) Vídeo: Maria Ferraz (@mrvcfz) Fotografia: Melissa Warwick (@melissawarwick)

A post shared by Conversa (@coletivoconversa) on

Colocando a campanha em prática

Os chocolates foram distribuídos para os residentes do coworking. Além da ação offline, produzimos cards e stories gamificados para as redes sociais, que começaram a ser postados quatro dias antes do dia 8. No domingo, nós e o Manifesto Coworking postamos o vídeo em suas respectivas redes

Kadydja Albuquerque, sócia do Conversa e coordenadora da campanha, avaliou os resultados como positivos. “A criação da campanha, por si só, já foi um momento muito enriquecedor. Várias mulheres juntas debatendo sobre assuntos delicados, aprendendo umas com as outras. A recepção do público só reforçou o nosso sentimento sobre a importância dessa ação para celebrar o Dia da Mulher”, destaca.

Chocolate no Dia da Mulher em uma ação do Conversa e do Manifesto Coworking
Campanha o Chocolate que Queremos

De acordo com a gestora, a campanha cumpriu o seu papel de levar conteúdo útil para os públicos dos perfis envolvidos. “Hoje uma marca precisa se posicionar e falar sobre temas que afetam a todos. A comunicação precisa caminhar ao lado da empatia e, no Conversa, isso é uma premissa. Acreditamos no poder transformador da comunicação e em como podemos contribuir com o que fazemos para que as pessoas tenham acesso à informação de qualidade”, ressalta Kadydja. 

Crédito das fotos: Melissa Warwick

Ficha técnica vídeo

Campanha #oChocolateQueQueremos

Realização: Conversa – Estratégias de Comunicação Integrada e Manifesto Coworking

Coordenação: Kadydja Albuquerque

Criação e produção: Gabriela Brito, Nathália Barros, Layla Christina, Iza Barros, José Henrique Mathias e Everton Pinheiro

Revisão: Anna Guedes

Colagem: Nara Viana (@eunaosoudesignergrafico)

Vídeo: Maria Ferraz (@mrvcfz)

Fotografia: Melissa Warwick (@melissawarwick)

Leia também: Quero divulgar minha empresa no Instagram. O que devo fazer?