10 ferramentas essenciais para trabalhar com redes sociais em 2020

Fim de ano é a época ideal para revisar procedimentos, reavaliar práticas, deixar de usar o que não funciona e testar coisas novas. Por isso, preparei uma lista com dez ferramentas e aplicativos que usei em 2019 e considero essenciais para trabalhar com redes sociais – quem sabe você também não os incorpora à sua rotina no ano que vem? Eles ajudam em aspectos como planejamento, texto, design, vídeo, foto e na elaboração dos relatórios. Todos os links estão numa lista ao final do post. 

1. Keep

É um app de bloco de notas gratuito do Google. Ele salva automaticamente o texto e conta com as opções de desfazer e refazer a digitação. É excelente para escrever posts rápidos, anotar insights e criar listas sem medo de perder tudo quando você estiver usando-o na correria. Ele sincroniza automaticamente com todos os seus dispositivos conectados à mesma conta Google. Você pode, ainda, colocar um lembrete para cada nota e receber notificações sobre ela. 

2. Dicionário de sinônimos

Repetiu uma palavra e não lembra, de cara, outra para substituir? Acessa o Sinônimos, joga o termo lá e ele traz uma lista absurda de termos semelhantes e exemplos de aplicação da mesma palavra. Na mesma página tem o link para dicionários de português, de antônimos e de conjugação verbal, além de uma página com as principais dúvidas do português. 

3. Contador de caracteres

Cada rede social entre as mais utilizadas hoje tem um limite de caracteres diferente. A depender do conteúdo do seu post, um mesmo texto pode ser utilizado em todas ou, a partir de sua versão original, precisará ser reduzido para ser veiculado em outra. O CharacterCountOnline.com te dá a quantidade de caracteres, palavras, frases, parágrafos e espaços em branco de um texto. Ele também indica quantas vezes alguma palavra foi repetida. 

A segunda opção é o WordCounter, que oferece alguns recursos adicionais. 

4. Pretty Caption

Se você for postar um texto um tanto maior no Facebook ou Twitter, ambas separam parágrafos; o Instagram, não. O Pretty Caption deixa a legenda toda arrumadinha (também dá para separar o texto das hashtags, escondendo-as do texto principal, por exemplo). É o fim daquele truque do ponto ou do espaço em branco. 

5. Answer the Public

É um site ótimo para momentos de bloqueio criativo na hora de criar conteúdo. Você joga uma palavra-chave relacionada ao assunto sobre o qual você quer postar e ele mostra o que mais as pessoas buscam sobre esse termo na Internet. 

6. adJelly

Esta página disponibiliza todas as medidas das mídias utilizadas em anúncios e posts de todas as grandes redes sociais. Ela também disponibiliza o template em arquivo aberto. 

7. Lightroom

Aplicativo da Adobe para tratar fotos de forma profissional no smartphone. Possui dezenas de recursos na versão gratuita – é tão completo que você não sente falta de nenhum recurso para o uso no dia a dia. Na Internet, há fotógrafos profissionais que disponibilizam presets (um arquivo com uma série de ajustes prontos) gratuitos e, com eles, você agiliza a correção das imagens. 

8. InShot

Outro app cuja versão gratuita é muito completa. Este é o editor de vídeo (edita foto também) mais intuitivo, leve e fácil de usar que já vi – tanto que você vai querer comprar a versão paga, porque é absurda a quantidade de recursos que os caras liberam de graça. 

Você consegue fazer cortes, juntar vídeos diferentes em um só, adequar o vídeo às diversas dimensões (1:1, 9:16, 2:3 etc.), colocar uma imagem personalizada de fundo, colocar a marca do cliente como marca d’água, música, legenda e figurinhas, por exemplo.

Há algumas diferenças entre os recursos liberados no Android e no iOS, mas nada que prejudique a experiência. 

Na versão grátis, você vê um anúncio assim que salvar o vídeo editado – que vai com uma marca d’água com o nome do app (mas você pode removê-la assistindo a um anúncio por 10 segundos ou, simplesmente, trocando a imagem de fundo). 

9. Calculadora de porcentagem

Pros de humanas que, como eu, têm dificuldades com algumas contas, o site 100% Porcentagem ajuda a calcular aquelas taxas que dão tilt na nossa cabeça. Por exemplo: 320 novos seguidores é quantos por cento de 52.345 seguidores? Ele faz esse cálculo. 

10. Socialblade

Por falar em seguidores, o Socialblade traz dados do crescimento da sua página e de qualquer outra que você queira, por exemplo, acompanhar num processo de benchmark. 

Espero que você tenha descoberto alguma ferramenta que faça alguma diferença no seu dia a dia, pois todas são práticas, fáceis e de uso rápido. Mas se há algo que você já usa e ficou de fora dessa lista, compartilhe conosco nos comentários!

Links

01. Google Keep

02. Dicionário de Sinônimos

03. Character Count Online ou WordCounter

04. Pretty Caption

05. Answer the Public

06. adJelly

07. Lightroom para Android ou iOS.

08. InShot para Android ou iOS.

09. 100% Porcentagem

10. Socialblade

Diógenes Santos é Coordenador de Comunicação no SINPOL/DF.

Fechar Menu